Rota das Colheitas prossegue com broa e tremoços
O milho e a broa em Oriz S. Miguel e em Cervães, os ‘produtos da terra’ em Escariz S. Mamede e uma malhada de tremoços em Turiz são os eventos que neste fim de semana irão marcar o programa Na Rota das Colheitas, promovido pelo Município de Vila Verde. Num ambiente de animação popular em torno da valorização do mundo rural, as iniciativas evidenciam a mais-valia que representam as tradições e as marcas identitárias das diferentes freguesias para o desenvolvimento sustentado do território e para a afirmação estratégica do concelho no contexto global.
Em Oriz S. Miguel, este sábado é especialmente dedicado ao milho. As atividades arrancam a partir das 14h30, com o corte de milho, a desfolhada e ainda a tradicional malhada de milho, culminando com a cozedura da broa de milho e o convívio à mesa abonada dos sabores da gastronomia campestre.
Em ambiente de partilha e festa popular, a animação prossegue pela noite dentro, ao som das concertinas, tendo como epicentro a escola primária e sob organização da Associação, Cultural, Recreativa e Desportiva de Oriz S. Miguel.
Os produtos da terra expostos ao público por agricultores e gentes de Escariz S. Mamede abrem espaço a uma verdadeira festa de colheitas, para mais uma edição dos ‘Sabores da Terra’, que compreende um conjunto de atividades dinamizadas pela comunidade local.
Ao longo do fim-de-semana, na feirinha e nas tasquinhas instaladas na envolvente da igreja paroquial, podem ser saboreados diversos produtos e iguarias da gastronomia local.
Para domingo de manhã, está agendada a “Missa das Colheitas”, onde a igreja volta a estar decorada com os “produtos” da lavoura. Ao longo da tarde irá decorrer o Encontro de Tocadores de Concertinas.
Serão dois dias de intensa animação, com oportunidade para saborear a gastronomia campestre nas tasquinhas com produtos regionais e adquirir produtos do campo na feira das colheitas. Esta é uma organização da União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho com a colaboração da Paróquia local.
As ‘Tradições dos Nossos Avós’ é uma das iniciativas típicas da Rota das Colheitas, que mobiliza a comunidade de Cervães para uma série de atividades que juntam pessoas de diferentes idades na transmissão e valorização dos saberes das gerações mais velhas.
Na 7ª edição da iniciativa ‘Tradições dos Nossos Avós’, o maior destaque vai para o ciclo do pão de milho, com exposições, atividades lúdico-pedagógicas e partilha de conhecimento. O evento vai decorrer de sábado a segunda-feira, no Centro Social e Paroquial de Cervães.
O arranque está marcado para as 20h30 de sábado, com a abertura da exposição de meios de comunicação dos anos 60 do sec. XX, uma iniciativa que conta com o apoio do Centro Escolar de Cervães e pela Associação de Pais. A exposição estará aberta ao público durante os restantes dias do evento, a partir das 10h.
No domingo, 13 de outubro, às 9h30, realiza-se uma caminhada solidária no âmbito do Outubro Rosa. Durante a tarde de domingo haverá a preparação e cozedura das broas de milho em forno de lenha, confecionadas totalmente à moda antiga. No final, tempo para a degustação desta iguaria tradicional, num momento que será acompanhado pelo Grupo Folclórico de Cervães.
A iniciativa encerra na segunda-feira, com a visita guiada dos alunos do Centro Escolar e dos idosos do Centro Social e Paroquial de Cervães. Uma atividade que irá promover a troca de conhecimento entre gerações e a transmissão da cultura tradicional para os mais novos.
O evento resulta de uma organização conjunta entre a cervanense Maria Amélia Oliveira, o Centro Educativo e o Centro Social e Paroquial de Cervães. A organização conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Cervães, do Rancho Folclórico de Cervães, Associação Cervães Ativo, a comissão de Festas do Divino Salvador de Cervães e Corpo Nacional de Escutas, de associações locais e da comunidade. A iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. A freguesia de Turiz prepara-se para entrar no maior evento do mundo rural com uma “Malhada de Tremoços”, uma iniciativa que será dinamizada pelo Rancho Folclórico de Turiz, no largo junto à Igreja Paroquial e também será realizado o Festival de Folclórico Comemorativo do 20º Aniversário do rancho.