“Daqui vê-se o mundo” reúne memórias de infância de Adelaide Graça

0
345

Adelaide Graça, autora de Vila Nova de Cerveira, apresentou o seu mais recente livro ‘Daqui Vê-se o Mundo’ na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Após ter publicado o seu primeiro livro há 26 anos, a escritora lançou agora a 13ª obra que destaca algumas memórias da sua infância. “É uma obra que nasceu a pensar nos 50 anos do 25 de Abril. Resolvi reunir algumas memórias de infância daquela época, de uma realidade completamente diferente e trazê-la aos dias de hoje”, explicou. Segundo a escritora, apesar do livro estar focado num público mais juvenil, é uma obra que qualquer leitor pode apreciar, independentemente da sua idade.

Para promover o lado mais infantil da obra, a autora convidou a sua neta, Carmo Graça Martins, para fazer todas as ilustrações, que são a preto e branco para que as crianças possam colorir. “Falei com a minha neta mais nova para ilustrar o livro, precisamente para que ela tivesse uma percepção dessa realidade”, partilhou a escritora, destacando que essa interação entre gerações foi uma experiência entusiasmante para ambas. O trabalho entre avó e neta permitiu uma troca de conhecimento, experiências e memórias, especialmente porque a jovem, apesar de ter apenas 13 anos, já tem a certeza de que as artes são a sua paixão. “Foi muito divertido essa interação e poder passar esse conhecimento para ela. Ela já sabe bem o que quer, gosta muito das artes, de pintar, desenhar e então foi só juntar o útil ao agradável e correu tudo muito bem, foi um tempo muito bem passado”, afirmou a avó, que não precisou de muita inspiração para escrever este livro porque as “memórias ainda estão muito presentes”.  “Sempre gostei de escrever desde miúda, e a minha mãe dizia muitas vezes que quando eu fosse adulta não ia ganhar para lápis e papel”, recordou com um sorriso.

Ana Carneiro, directora da biblioteca, destacou ainda a adesão da comunidade a este tipo de eventos, que costumam preencher a sala nas manhãs de sábado. “Ao sábado de manhã temos sempre atividades para as famílias e temos sempre casa cheia”, revelou Ana Lúcia, mencionando que a programação do mês de outubro inclui uma variedade de atividades culturais e educacionais. “As atividades começam em outubro, por exemplo, no próximo sábado temos o ‘yogar com histórias’ onde tentamos conciliar o yoga com a literatura infantil”, adiantou.