“Natal dos Arcos de Valdevez vai ter animação, alegria, solidariedade, inclusão e dinamismo”

0
214

A mudança da Floresta Encantada das Lagoas da Travanca para a Porta do Mezio é a principal novidade no ciclo de eventos promovida pelo Município de Arcos de Valdevez na época de Natal. Pela primeira vez, a atração vai ter entrada paga, mas será gratuita para crianças com idade até aos oito anos. O Mercado de Natal e o Natal Run Solidário são alguns dos destaques da programação que se prolonga até 12 de janeiro.
“A Floresta Encantada começou por ser um evento pequeno. Contudo, no ano passado deu um salto muito grande, mas não tínhamos condições para receber tanta gente. Além disso, o imenso trânsito e a chuva danificaram quase todos os parques de estacionamento”, enquadrou Joaquim Campos, presidente da Junta de Freguesia de Cabana Maior, concordando com a mudança do evento para a Porta do Mezio. “As Lagoas da Travanca são giríssimas, mas o Parque do Mezio também é um local fantástico”, enalteceu o autarca, referindo que a Floresta Encantada terá 1200 metros de comprimento. Existirá um túnel de 25 metros e um corredor de 30 metros com pinheirinhos.
“Vamos continuar a ter a envolvência e a biodiversidade que tínhamos nas lagoas. Iremos ter também a Aldeia dos Duendes e o Campo das Borboletas, que é uma novidade. Também vamos ter cinco parques de estacionamento, que não se vão danificar com a chuva”, descreveu, anunciando que a Floresta Encantada terá um percurso indicado para pessoas com mobilidade reduzida. “Há um percurso de mil metros que não terá obstáculos nem degraus. No ano passado, muitos lares queriam visitar a Floresta Encantada e este ano tentamos dar oportunidade a todos”, referiu Joaquim Campos.
Pedro Teixeira, diretor da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), entidade que gere a Porta do Mezio, salientou que a deslocação da Floresta Encantada para o Mezio pretendeu “evitar algumas confusões do passado” e “melhorar as condições” da atração.  “Quisemos  aumentar a sua capacidade e a segurança. O estacionamento, a receção e a limpeza foram melhorados e pretendemos ter capacidade de resposta para as pessoas serem  recebidas de forma célere e organizada”, justificou, salientando que, no fundo, “a ideia é a mesma”, mas “terá alguns aspetos diferentes”. “As pessoas vão ficar surpreendidas porque a mudança é grande. Porém, as pessoas que gostaram do evento nas Lagoas da Travanca, irão gostar do que vão encontrar no Mezio”, assegurou, referindo que haverá um de Mercado de Natal no local. A Floresta Encantada poderá ser visitada até 12 de janeiro, último dia do ciclo de eventos Magia de Natal, que arrancou com a inauguração da iluminação natalícia na vila neste fim de semana.
Já a 12 de dezembro, será a vez de a Praça Municipal receber o espírito natalício com a inauguração da Exposição das Árvores de Natal. A 15 de dezembro, o Campo do Trasladário será palco da iniciativa “Natal pelo Mundo” e entre 16 e 23 de dezembro haverá atuações de dança e de música pelas ruas de Arcos de Valdevez. O Mercado de Natal irá fazer as delícias dos visitantes entre 19 e 22 de dezembro. O local, que terá  expositores, será palco de muitas atividades, como showcookings, concertos e atividades para crianças. A 22 de dezembro vai-se correr e caminhar com o Natal Run Solidário e a 31 de dezembro irá festejar-se o fim de ano no Campo do Trasladário. O  grande Concerto de Ano Novo da Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, na Casa das Artes, encerra a programação de Natal a 12 de janeiro.
“É um programa vasto, rico e que, acima de tudo, dá asas à imaginação dos mais pequenos e dos graúdos”, declarou Emília Cerdeira, vereadora da Animação Cultural e Recreativa da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, referindo que este ano o mote da Magia de Natal é “faz-te presente”. “Quer com presentes quer com a presença um dos outros. Este ano, decidimos entregar o cartaz em forma de presente por causa do imaginário das crianças. Dentro do presente haverá lápis e convidamos as pessoas para pintarem o Natal de Arcos de Valdevez”, vincou.
“O espírito de comunidade é o que deve prevalecer no Natal. A sua magia vai funcionar e irá haver bons motivos para nos envolvermos neste  espírito”, afirmou, por sua vez, João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, considerando que “a animação, a alegria, o brilho, a cor, a solidariedade, a inclusão e o dinamismo” são alguns dos ingredientes da programação de Natal de Arcos de Valdevez. “Também temos a oportunidade de fazer um trajeto pelo concelho e é muito bom ver a população envolvida a preparar os locais para o Natal”, frisou, destacando os presépios de Soajo, Peneda, Couto e Sistelo, a decoração de fontes e lavadouros em Prozelo, a árvore gigante de Rio de Moinhos e a iluminação do miradouro de S. Mamede, em Senharei.