Associação “ACORDA” vai promover oficinas ocupacionais nas férias de verão
A proposta de Susana Cristina Miranda Corvas para criar um espaço de Ocupação de Tempos Livres na sala/sede da Associação ACORDA, situada no Centro Cultural e Comunitário da freguesia de Anais, foi um dos projectos vencedores da segunda edição do Orçamento Participativo de Ponte de Lima.
“O projeto pretende criar condições para o desenvolvimento de oficinas ocupacionais nas férias de verão, e nas interrupções escolares (Páscoa, Natal, Carnaval,) para crianças e jovens, através da prática de atividades lúdicas e ocupacionais realizadas em contexto de ateliês de curta duração”, explicou a autarquia limiana, explicando que o investimento previsto é de 7.000 euros. Possuindo ainda uma vertente geracional, esta proposta “prevê a aquisição de equipamentos como mesas e cadeiras, material de organização do espaço e de cariz lúdico e lazer adequados à satisfação das necessidades das crianças e jovens, promovendo o desenvolvimento social, cognitivo e motor dos todos os participantes”.
A ACORDA – Associação Cultural Ocupacional Recreativa e Desportiva de Anais foi constituída a 23 de setembro de 2022 e tem como objetivos “a promoção cultural, social, educativa, desportiva, ambiental e recreativa dos seus associados e das pessoas da comunidade em que se insere”.
“O Orçamento Participativo apresenta-se como um mecanismo de democracia participativa que permite aos cidadãos limianos decidir como investir uma parte das verbas do Orçamento Municipal. Entre as várias propostas submetidas a concurso, oito foram escolhidas através do voto dos munícipes, dando aos limianos o poder de decisão sob como deve ser investida uma parte das verbas do Orçamento Municipal”, recordou a autarquia limiana.