Quase 5000 “fazem a festa do atletismo” em Viana

0
122

Conhecida por ser uma prova boa para bater recordes, a Meia Maratona Manuela Machado bateu o seu próprio recorde este ano, com mais de quatro mil atletas a correr os 21 quilómetros de ida e volta, entre Viana do Castelo e Cardielos. No total, são esperados na prova, que já foi classificada como “a rainha das meias maratonas”, cerca de cinco mil participantes, incluindo a caminhada solidária, cujos donativos reverterão para o Banco Alimentar. “Sem dúvida, a melhor Meia Maratona! As pessoas voltaram a correr as provas de estrada e isso vê-se não só nesta meia maratona, como nas outras”, assegurou Manuela Machado, destacando a forte presença de espanhóis, particularmente galegos, na prova. “Desde setembro que estamos a divulgar a prova na Galiza e temos cerca de 900 espanhóis inscritos”, indicou a ex-atleta, destacando também uma forte presença de outras nacionalidades, como brasileiros, franceses e até chineses.

Paulo Paula, Rui Teixeira, João Almeida, Fábio Oliveira, Solange Jesus, Mónica Silva, Sara Duarte são alguns dos nomes sonantes do atletismo nacional que participam na prova. “Temos também muitos veteranos e são eles que fazem a festa a Viana. A cidade enche novamente”, antecipa a antiga campeã do mundo, lembrando que esta prova é homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela Federação Internacional da modalidade. “Há muitos atletas a bater recordes nesta meia maratona e a fazer mínimos para participar em campeonatos do mundo”, frisou.

O vereador do Desporto de Viana do Castelo, Ricardo Rego, participa com o dorsal número 2, cumprindo a promessa que fez a Manuela Machado, quando completou a corrida de S. Silvestre em menos de 44 minutos. Ricardo Rego realçou que as provas desportivas do concelho de Viana do Castelo têm registado aumentos de 10%, em todas as modalidades, nos desportos federados, aumento também verificado no que toca a atletas não federados. “Mostra que há um hábito de praticar desporto era Viana do Castelo que é importante reforçar e frisar e a Meia Maratona Manuela Machado é a prova de referência no concelho, já é uma prova internacional e vai sedimentar-se como uma das melhores provas internacionais a nível das meias maratonas”, crê.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, que considerou esta como “a melhor meia maratona do país e da euro-região”, classificou Manuela Machado como “uma referência, inspiração e uma verdadeira rainha do atletismo”, incentivando todos, particularmente as crianças das escolas vianenses, à prática desportiva, através do projeto municipal “Atletismo nas Escolas”.