Braga “soa a futuro” como capital portuguesa da Cultura
Braga fez este sábado a abertura oficial do ano que vai cumprir enquanto Capital Portuguesa da Cultura, com um dia de comemoração a culminar no espetáculo “Abre a Tua Porta”, que reúne artistas locais e nacionais na Avenida Central.
A cerimónia protocolar de abertura da Braga 25 decorreu no Theatro Circo, com a presença da ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, dos ministros da Educação e da Agricultura, e das mais diversas personalidades e entidades.
Pela sala principal do Theatro Circo, passou a Geração B25+, um grupo de jovens que tem sido órgão consultivo do projeto da Braga 25 desde a fase de candidatura a Capital Europeia da Cultura.
A Câmara aproveitou este momento para apresentar uma nova identidade e marca territorial.
“Somos uma cidade que, dentro da diversidade, tem sempre uma visão ambiciosa e de esperança para o futuro. Somos uma cidade com energia, uma cidade com gente, uma cidade onde as coisas acontecem e onde fazemos acontecer”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio.
A nova marca destaca o sino, um símbolo de Braga. “Os sinos são marca de uma espiritualidade universal que liga todo o território e que tocam futuro, de 15 em 15 minutos. Os sinos que são energia insistente, que chamam para a ação, para a criação, para a inclusão e para a inovação. A partir de hoje, Braga soa a futuro”, realça a autarquia.
“Braga é uma cidade que não pára, que quer sempre construir algo de futuro, algo de esperança e talvez por isso tenha sido, como é sabido, uma das cidades que mais gente tem atraído, que mais jovens consegue fixar e que mais consegue crescer em todas as dinâmicas”, acrescentou o autarca.