
Campeonato de Portugal de Ralis arranca em Fafe ao ritmo mundialista
O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) arranca sexta-feira em Fafe com um dos melhores leques de pilotos de sempre, pois os mundialistas Kris Meeke (Toyota Yaris) e Dani Sordo (Hyundai i20) juntaram-se à “frota” nacional, liderada por Armindo Araújo.
Resolvido o imbróglio que atrasou a atribuição do título nacional de 2024 ao norte-irlandês Kris Meeke, com a sentença do Tribunal Arbitral do Desporto que deu razão à equipa Hyundai, o CPR prepara-se para receber um dos lotes de favoritos mais fortes de sempre, com as presenças do próprio piloto britânico, que este ano troca a marca coreana pela Toyota, e o espanhol Dani Sordo, que assume o lugar deixado vago por Meeke na Hyundai.
Estes dois pilotos somam, entre si, oito triunfos no Mundial de Ralis (WRC), incluindo o de Meeke no Rali de Portugal de 2016, e vêm juntar-se a históricos como Armindo Araújo (sete vezes campeão nacional (2003, 2004, 2005, 2006, 2018, 2020, 2022), Ricardo Teodósio (2019, 2021 e 2023), que trocou a Hyundai pela Toyota, José Pedro Fontes (2015 e 2016) ou Pedro Meireles (2014).
No rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto nota ainda para a presença do letão Martin Sesks (Ford Puma), que vem preparar a sua participação no Rali de Portugal, que este ano foi substituído pelo Rali de Lisboa para os carros de duas rodas motrizes.
O calendário mantém-se com as mesmas oito provas que já foram disputadas em 2024 e que permitiram um dos campeonatos mais equilibrados de sempre, com o título a pender para Meeke por apenas dois pontos de vantagem sobre Armindo Araújo (Skoda Fabia).
O piloto português, campeão mundial de Produção em 2006 e 2007, procura um inédito oitavo título nacional, que lhe escapou em 2024 devido a um acidente sofrido em Chaves.
Por outro lado, Ricardo Teodósio mantém a tradição de ser campeão nos anos ímpares. Já aconteceu em 2019, 2021 e 2023.
A entrada da Toyota, com os Yaris Rally 2, vem permitir mais diversidade na disputa pelas vitórias e atrair mais atenção do público.
O campeonato termina a 18 de outubro, na Marinha Grande, após quatro ralis de terra e quatro de asfalto.
Para já, na abertura do campeonato, em Fafe, serão 44 os inscritos, 16 deles da categoria principal, a Rally 2.
A lista de inscritos engloba ainda a jovem promessa espanhola Gil Membrado, de apenas 17 anos e já piloto da Red Bull, que chega a Fafe depois do triunfo no recente Rali de Cáceres, também aos comandos de um Ford Fiesta.
Calendário
1. 07-08 mar – Rally Serras de Fafe, Felgueiras, Cabreira e Boticas (terra), em Fafe e Felgueiras.
2. 27-29 mar – Rali Casinos do Algarve (terra)
3. 02-03 mai – Rali Terras D’Aboboreira (terra), em Amarante.
4. 15-18 mai – Rali de Portugal (terra), no norte e centro do país.
5. 13-14 jun – Rali de Castelo Branco (asfalto), em Castelo Branco.
6. 31 jul-02 ago – Rali Vinho da Madeira (asfalto), no Funchal.
7. 19-20 set – Rali da Água (asfalto), em Chaves.
8. 17-18 out – Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande (asfalto), na Marinha Grande.