
“Vianense vai fazer uma grande aposta no judo feminino”
A secção de judo do Vianense, que vai apostar em breve num projeto feminino, celebrou os 127 anos do clube com um animado torneio, que juntou cerca de 80 jovens atletas, a maioria dos quais da coletividade aniversariante, no Pavilhão Mestre Luís Braga, em Viana do Castelo.
José Oliveira, treinador de judo do Sport Clube Vianense, ficou feliz com a participação das crianças e jovens na prova. “A satisfação da equipa técnica do Judo é ter o tatami repleto de judocas. A competição vem por acréscimo, mas não é o mais importante”, explicou.
O responsável revelou ainda que a secção de judo conta atualmente com cerca de 90 atletas de todos os escalões, desde os petizes até aos seniores. Entre eles, cerca de 20 do sexo feminino, número ainda reduzido para as aspirações do clube. “Tem sido difícil juntar raparigas, mas temos um projeto que vamos lançar antes das férias, que é o judo feminino do Vianense”, anunciou.
Para cativar mais praticantes, José Oliveira informou que a Associação de Judo, em parceria com o Sport Clube Vianense, vai trazer Patrícia Sampaio a Viana do Castelo, judoca que ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
“Deve vir cá em junho. Vai dar um treino e fazer uma palestra, para cativar mais praticantes. O Vianense vai fazer uma grande aposta no judo feminino”, declarou.
Carolina Dias, 13 anos, pratica judo no Vianense há cerca de “sete anos” e tem adorado a experiência. “Eu queria fazer uma arte marcial. Pensei em karaté, mas os meus pais conheciam um senhor do judo do Vianense e aconselharam-me a vir para aqui. E tem sido muito fixe. Há muito desportivismo aqui e os colegas ajudam sempre no que é preciso”, reconheceu a jovem judoca, que considera “a autodefesa muito importante para as mulheres.
Francisco Pinto também tem 13 anos e anda no judo desde os cinco. “Os meus pais puseram-me aqui e estou a gostar muito. É uma honra estar aqui”, confessou.
Artur Negrão, da mesma idade, também está a gostar de fazer parte do clube. “Estou no Vianense há cerca de sete anos. Antes, tinha estado em Perre, mas gosto mais de estar aqui. É um clube maior, com mais judocas. Os colegas são fixes e o treinador também. Quero ficar aqui até quando der”, assumiu.
Paulo Brandão, de 14 anos, assumiu que tem aprendido muito no judo do Vianense. “Pratico há dois ou três anos. Os meus colegas de turma incentivaram-me e é muito fixe. Já aprendi várias coisas. O clube é fixe, os colegas são muito sociáveis e o treinador também é muito fixe”, elogiou.
José Oliveira deixou, por fim, um agradecimento à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo apoio que tem dado à secção. “No ano passado, tínhamos uma sala mais pequena e até fomos obrigados a fechar inscrições, mas a Câmara viu que tinha de investir mais nos desportos de combate e neste momento temos umas instalações com mais dignidade e melhores condições para fazermos com que os miúdos treinem com mais qualidade e com mais segurança”, afirmo