CDV – Teatro do Noroeste demonstrou uma “magnífica resiliência” em adaptar o Festival de Teatro de Viana

0
389

A 4ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo já começou e decorre até 18 de novembro, oferecendo nove dias de espetáculos à população. A estreia do espetáculo “Falar Verdade a Mentir”, encenado por António Capelo, inaugurou o Festival e teve a sala esgotada.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo marcou presença na abertura, elogiando a força de vontade e o profissionalismo da organização, que rapidamente se adaptou com novos horários ajustados ao recolher obrigatório em vigor.

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, enviou uma mensagem para a cerimónia de abertura do festival, elogiando a resiliência dos profissionais do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. “A arte e a cultura são bens essenciais à vida. Destaco, como tenho sempre feito, a magnífica resiliência dos profissionais da cultura por todo o país, que mesmo em tempos muitos difíceis como este que vivemos nos têm proporcionado momentos destes”, declarou.

“Não posso deixar de enaltecer o excelente trabalho de todos aqueles que puseram de pé esta 4ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo. Agradeço ao CDV – Teatro do Noroeste, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, aos artistas, técnicos e todos os profissionais que ao longo destes nove dias nos vão oferecer a partilha que a cultura representa”, reforçou a governante.

Depois de antecipar todos os espetáculos noturnos para as 21h00, de forma a cumprir com a obrigatoriedade de encerramento dos espaços culturais às 22h30, a companhia vianense alterou também os horários dos espetáculos programados para o fim de semana de 14 e 15 de novembro.

Sítio, da Companhia da Chanca, inicialmente agendado para dia 14 de novembro, às 15h00, passa para as 10h00 do mesmo dia. Dia 15 de novembro, o Teatro do Noroeste – CDV tinha preparado duas sessões de Lullaby do Teatro Plage, às 11h00 e às 16h00, que passaram para as 10h00 e 11h00.

Os espetáculos Alma da companhia A Turma e Ermelinda do Rio, do Teatro da Terra realizam-se conforme previsto, mas sem público na sala, podendo os espetadores aceder à transmissão online, nas plataformas digitais do Teatro do Noroeste – CDV.