Artista borda gratidão a lantejoulas para agradecer aos profissionais de saúde 

0
377
A estilista vianense Isabel Lima ofereceu um quadro bordado com lantejoulas à Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) para exprimir o reconhecimento pelo trabalho dos profissionais de saúde no combate à pandemia. Gratidão é a palavra e sentimento bordados na tela que Isabel Lima produziu e entregou na semana passada no auditório do Hospital de Santa Luzia.
No quadro criado por Isabel Lima aparece representado o símbolo do Serviço Nacional de Saúde desenhado com centenas de lantejoulas que representam os profissionais de saúde. Em dourado, está escrita a palavra gratidão, que a autora associou “à nobreza do desemprenho de todos os profissionais de saúde”. O símbolo aparece desenhado em seda branca, numa alusão às batas dos profissionais. 
“A dedicação, desempenho e sofrimento de todos eles estão aqui manifestados, com o meu natural cunho tradicional”, disse a artista que durante o primeiro confinamento já tinha doado uma “cruz de lantejoulas” ao Sagrado Coração de Jesus em Santa Luzia. 
Franklim Ramos, presidente do Conselho de Administração da ULSAM, afirmou que a peça de arte de Isabel Lima “perdurará para memória futura naquele serviço como um objecto que representa o agradecimento e reconhecimento público pelos profissionais que enfrentaram esta pandemia”. O responsável pela unidade disse que, nesta terceira vaga, passaram pela  ULSAM cerca de 1300 pessoas com covid-19 e mais 300 internados na Unidade de Cuidados Intensivos. “Tem sido um trabalho árduo, muito difícil, mas a resposta de todos os profissionais, em toda a linha, foi de grande capacidade, muito humanitária e capaz, facto que me deixa muito orgulhoso e comprova a qualidade dos profissionais que lidero”, enalteceu Franklim Ramos, admitindo a honra com a oferta da estilista e professora vianense. 
EtiquetasIsabel Lima