Águas do Alto Minho efectivou adesão ao CIAB para resolver “qualquer conflito de consumo que possa surgir”
A Águas do Alto Minho informou ter efectivado esta semana a adesão plena ao CIAB – Tribunal Arbitral de Consumo. “Esta decisão tem como objetivo o reforço da confiança dos clientes da AdAM no sistema de faturação e no modelo de resolução de eventuais divergências de interpretação, que necessitem de uma análise e ponderação independente”, sustenta a empresa, admitindo que “com esta adesão a Águas do Alto Minho aceita a intervenção dessa instituição, em qualquer conflito de consumo que possa surgir”.
Recorde-se que a AdAM tem sido alvo de muitas críticas por parte dos clientes e autarcas que lideram os Municípios parceiros da empresa devido a vários erros de facturação e alegados aumentos injustificados do preço da água.
“Esta adesão plena da Águas do Alto Minho ao CIAB é mais um passo importante para uma relação de confiança e transparência com os nossos clientes. Acreditamos que uma mediação qualificada e reconhecida, como da CIAB, permitirá ultrapassar com muita celeridade alguma situação que careça de esclarecimento e decisão em matéria de conflitos de consumo. Queremos assegurar bons níveis de serviço e qualidade de atendimento aos nossos clientes, criando todas as condições para respostas rápidas, justas e qualificadas”, afirmou o presidente da AdAM, Carlos Martins, à margem da assinatura do contato de adesão que contou com Margarida Amorim como representante da Administração da CIAB.
A AdAM refere que foi disponibilizada a minuta do contrato com o CIAB no site da empresa e em qualquer loja de atendimento, “onde os utilizadores podem submeter a questão objeto de litígio à arbitragem do CIAB”.
De acordo com o contrato de adesão, a AdAM e o CIAB comprometem-se a articular procedimentos a adotar no tratamento das reclamações e a criar canais de comunicação diretos entre o CIAB e a AdAM, “tendo em vista operacionalizar um rápido tratamento e resolução das reclamações”. O CIAB disponibiliza-se ainda para colaborar na formação de técnicos da AdAM que estejam afetos ao tratamento das reclamações e disponibilizará ainda um técnico para apoio local em cada município parceiro da AdAM, “o que vai permitir reforçar o serviço de proximidade junto dos consumidores”, frisa a AdAM.