Esposende dá cantis aos alunos e coloca bebedouros nas escolas para promover consumo da água da torneira
O Município de Esposende e a Esposende Ambiente lançaram uma campanha de promoção do consumo da água da torneira. A ação passa por disponibilizar bebedouros de água nas escolas desde o 2.º e 3.º ciclos até ao secundário, passando pelo ensino profissional, e pela oferta de garrafas de água reutilizáveis (cantis) a todos os alunos, incluindo também a disponibilização de um quiz online sobre o tema da água, denominado Quiz da Clarinha, em http://jogos.esposende.pt/. Numa segunda fase pretende-se levar este projeto a todas as escolas do 1º ciclo.
O presidente da Câmara de Esposende e o presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente assinalaram esta iniciativa numa acção simbólica na Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, para comemorar o Dia da Terra e promover o consumo da água da rede pública. Esta ação traduziu-se na entrega simbólica de garrafas de água reutilizáveis a uma turma do 12.º ano. Além da direção da Escola Secundária, a iniciativa contou com a presença da representante da Escola Profissional de Esposende, Alexandra Vilar.
O presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente fez um breve enquadramento da campanha, frisando que o objetivo principal é promover o consumo de água da torneira em detrimento da água engarrafada que, como é do conhecimento geral, tem implicações ao nível da produção de resíduos de plástico. Paulo Marques realçou que “a água da torneira distribuída em Esposende é 100% segura, como atesta, ano após ano, há mais de uma década, o selo de qualidade atribuído pela entidade reguladora ERSAR, responsável pela certificação da água para consumo”.
O presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, a propósito da celebração do Dia Mundial da Terra, manifestou a convicção de que as novas gerações “estão sensibilizadas para as problemáticas ambientais e, nesse sentido, totalmente disponíveis para adotar posturas de preservação do ambiente que contribuam para a mudança de comportamentos, tendo em vista o bem-estar da população e a “saúde” do planeta”. O autarca garantiu, também, a segurança do consumo da água da torneira e exortou os alunos a optarem por esta em detrimento da água de garrafa, “até pelo benefício em termos ambientais, uma vez que a utilização de garrafas reutilizáveis contribui para a redução da produção de plástico”.
A vereadora da Educação, Angélica Cruz, expressou uma mensagem de esperança e de confiança, considerando que os alunos são “cidadãos empenhados” e serão “guardiões na defesa do seu planeta e do ambiente, pelo que contribuirão para a sua defesa e preservação”. Aproveitou para exortar os alunos a responder ao Quiz também disponível online.