VIDEO – Canário cantou os parabéns ao desafio ao Teatro Sá de Miranda
Augusto Canário cantou os parabéns ao desafio ao Teatro Municipal Sá de Miranda que completou esta quinta-feira 136 anos. O cantador ao desafio e autor popular de Vila Nova de Anha fez parte da sessão comemorativa do aniversário que ficou marcada pela apresentação do livro “Teatro Municipal Sá de Miranda (1885-2020)”, da autoria de Paula Anjos.
A celebração dos 136 anos foi o mote para a Câmara Municipal de Viana do Castelo avançar com o processo de classificação do Teatro Municipal Sá de Miranda como património nacional.
A obra foi apresentada por João Lomba da Costa, filho de Amadeu Costa, etnógrafo que trabalhou durante décadas no teatro. O filho de Amadeu Costa partilhou histórias da sua infância quando o pai o levava para o teatro.
A autora da obra partilhou vários episódios que marcaram a história deste teatro oitocentista e foi peremptória a afirmar que se trata de “uma das mais belas salas do país” e que “nem o Teatro Nacional D. Maria II tem a exploração e cuidado com o património como esta casa tem”.
A sessão contou ainda com uma representação do Teatro do Noroeste- Centro Dramático de Viana (companhia profissional residente do Teatro Sá de Miranda), inspirada na monografia “Teatro Sá de Miranda: achegas para o seu curioso e brilhante historial”, de Amadeu Costa, publicada nos Cadernos Vianenses, por ocasião do centenário do teatro. Com texto de Ricardo Simões, a interpretação foi de Alexandre Calçada, Alexandre Martins e Tiago Fernandes.