Nova ponte e cartão eurocidade unem ainda mais Cerveira e Tomiño
Vila Nova de Cerveira e Tomiño estão a aprofundar cada vez mais a sua ligação enquanto eurocidade e contam com a “benção” do Governo socialista que, através da ministra da Coesão Territorial, garantiu que o projeto da ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho para unir as duas localidades “é prioritário”. No dia em que foi apresentado o parque transfronteiriço da euro-região Norte de Portugal-Galiza, com 25 hectares – o Parque da Amizade – e o projeto da nova ponte, a eurocidade apresentou também uma plataforma de gestão dos serviços e equipamentos públicos com utilização partilhada, bem como o Cartão da Eurocidade.
A plataforma vem reforçar “a dinâmica de cooperação transfronteiriça orientada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas de ambos os territórios”, sustentou a eurocidade, indicando que nova ferramenta “estará acessível publicamente dentro de um mês” e “agrega a gestão dos serviços e equipamentos públicos com utilização partilhada dos concelhos de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño, mas também poderá ser utilizada por outras entidades que ofereçam serviços neste território comum”.
Cofinanciada pelo INTERREG V-A, a plataforma divide-se em dois separadores – Recursos e Eventos, “através de um acesso universal, fácil e seguro”. Já o Cartão Eurocidade Cerveira-Tomiño tem dois perfis de utilização – residentes e não residentes -, pressupondo uma capacidade de adaptação e ampliação da oferta de serviços disponibilizados.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, classificou o projeto da ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho como “um projeto singular, que envolve duas comunidades especiais, lideradas por dois presidentes muito especiais” e deixou uma garantia: “Vamos fazer dele uma realidade.” “Esta travessia só vem reforçar uma união que já existe, faltando apenas esse traço” que tem caraterísticas muito peculiares, nomeadamente “ser uma ponte natural”, dado “o respeito pelo ambiente em que se insere”, cm o objetivo de “melhorar a qualidade de vida das populações”, realçou a governante.
Para o vice-presidente da Xunta de Galicia, Alfonso Rueda, “o Parque da Amizade e a travessia é um projeto prioritário para a Euroregião e, por isso, foi incluído pela Xunta da Galicia na lista de projetos a candidatar no âmbito do Next Generation”. Enaltecendo “um dia grande para a Eurocidade Cerveira-Tomiño”, a alcaldesa de Tomiño, Sandra González, referiu que estes projetos contribuem para “aprofundar a irmandade dos dois concelhos, e para desfronteirizar a ‘velha Europa’ gerando um espaço comum, um parque único e contínuo, uma grande zona franca social”.
O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira sublinhou a sustentabilidade que este projecto incorpora. “Queremos potenciar um ecossistema singular (…) fundamentado na mobilidade sustentável, na preservação e valorização do ambiente e na atratividade turística”, afirmou Fernando Nogueira, lembrando que os dois concelhos “têm desbravado caminho, mas precisam de ter a maior atenção e apoio de todas as entidades para ultrapassar procedimentos operacionais e administrativo-burocráticos”.
Concluído o concurso internacional de ideias, promovido pela Deputación de Pontevedra e pela CIM Alto Minho no âmbito do projeto VISIT RIO MINHO, cofinanciado pelo FEDER através do programa INTERREG V-A (POCTEP) Espanha-Portugal 2017-2020, o projeto vencedor foi idealizado pela equipa ‘Burgos e Garrido Arquitectos’ e ‘Bernabeu Ingenieros’, denominado ‘Uma linha sobre o Minho’. “A geometria da ponte de dupla curvatura proporcionará uma experiência intensa, profunda e memorável” que “respeita o delicado equilíbrio do rio e das margens ao não existir suportes intermédios no leito do rio Minho”, destacaram os autores do projeto. O próximo passo é a candidatura a fundos comunitários pela Deputación de Pontevedra, com o suporte técnico e político da Xunta da Galiza, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e dos governos de Portugal e Espanha.