Único tapete de sal da Agonia vai homenagear a mulher da Ribeira 

0
348

Um tapete com 100 metros quadrados, confecionado com duas toneladas de sal tingido às cores vai ser montado na madrugada de quinta para sexta-feira, em Viana do Castelo, numa homenagem às mulheres da ribeira.

A Comissão de Festas de Nossa Senhora d’Agonia adiantou que o tapete, com 40 metros de comprimento e 2,5 metros de largura, vai ser confecionado no primeiro de quatro dias da romaria, na alameda situada em frente ao templo da padroeira dos homens do mar, por mais de 50 moradores da ribeira.

Além de homenagear a mulher da ribeira, o tapete vai ainda alertar para “a importância da reciclagem”.

“Serão reutilizados desenhos de festas anteriores e pela primeira vez reaproveitado sal aplicado em tapetes feitos noutros anos, sobretudo o colorido”, especifica a comissão de festas.

O trabalho estará concluído ao início da manhã de sexta-feira, dia dedicado à Senhora d’Agonia, e poderá ser apreciado ao longo do dia.

Na quinta-feira, o programa inclui às 11:00, “a apresentação de cumprimentos da Comissão de Festas ao executivo municipal, que terá transmissão em direto nas redes sociais a partir do Teatro Municipal Sá de Miranda, com as típicas mordomas da Romaria a ocuparem as frisas da sala”.

À tarde, a partir das 16:00, o desfile da mordomia, que devido à pandemia volta a não sair às ruas da cidade, será assinalado com a divulgação de conteúdos multimédia relacionados com outro dos pontos altos das festas e com a apresentação do livro “A Mordomia”, de Hermenegildo Viana.

O primeiro dia da Romaria d’Agonia encerra com o espetáculo dos Sons do Minho, no Centro Cultural, às 22:00, com lotação limitada de público e transmissão em direto através das redes sociais.

No Campo d’Agonia, desde o fim de semana passado, já funcionam 11 espaços de restauração e bebidas “devidamente autorizados e sujeitos ao cumprimento das regras sanitárias em vigor, nomeadamente entradas controladas, distanciamento e venda em serviço de ‘take-away’”.