Politécnico de Viana do Castelo é parceiro da Aliança para a Igualdade nas TIC
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foi um dos parceiros que assinou a Aliança para a Igualdade nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) para formalizar a rede de parcerias do projeto “Engenheiras por Um Dia”. Como entidade parceira, o Politécnico de Viana do Castelo compromete-se a contribuir para a continuidade e reforço do “Engenheiras Por um Dia”. Visitas de estudo a empresas, ações e redes de mentoria, ciclo de workshops sobre engenharia e tecnologia, celebração do Girls in ICT Day (abril) e o combate à segregação sexual nas escolas educativas e nas profissões nas respetivas áreas de intervenção são algumas das ações definidas.
As entidades governamentais, institutos politécnicos, universidades e empresas que estão juntas no “Engenheiras Por Um Dia”, programa de promoção das tecnologias de informação e engenharias junto das alunas do ensino básico e secundário, formalizaram a Aliança para a Igualdade nas TIC durante uma cerimónia, que decorreu em Lisboa e contou com a participação da ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
A mais-valia desta aliança será o facto de se tornar o maior cluster para a promoção da igualdade nas Tecnologias de Informação e Comunicação, uma vez que a transição digital vai impor, necessariamente, o aumento da participação de mulheres no setor.
IPVC está a elaborar proposta de Plano para a Igualdade
O Projeto “Engenheiras por Um Dia” promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
A Aliança foi formalizada entre a CIG, que irá coordenar, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e as restantes entidades parceiras.
Desde a sua criação, em 2017, o projeto já chegou a 10.411 jovens dos ensinos básico e secundário, em 460 atividades, entre práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria.
O projeto está agora integrado no Plano de Ação para a Transição Digital, em articulação com o Programa INCoDe.2030.
De destacar que o Politécnico de Viana do Castelo é ainda signatário da Carta Portuguesa para a Diversidade desde março de 2021 e constituiu, em outubro passado, a Comissão para a Igualdade do IPVC, que se encontra a elaborar a proposta de Plano para a Igualdade do IPVC.